O que é energia solar?
O sistema de energia solar é capaz de gerar energia elétrica tendo como fonte o sol. Assim, além de gerar a própria energia, ela ainda ajuda na conservação do meio ambiente.
A energia solar pode ser transformada em energia térmica ou elétrica, podendo ser aplicada em diversos usos.
Como a energia solar é produzida?
A produção pode ser feita a partir de dois sistemas:
- Heliotérmico: que converte radiação solar em energia térmica e, depois, em elétrica. Pode ser captada através de cilindro ou disco parabólico e a torre central. Esses equipamentos coletam a radiação e a convertem em calor, transferindo-o para um fluido;
- Fotovoltaico: que converte a radiação solar diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica. Nesse caso, as células fotovoltaicas são feitas a partir de materiais semicondutores (sobretudo silício). Quando é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve as partículas de energia presentes na luz solar. Não requer radiação solar para funcionar.
Por que a energia solar é sustentável?
A energia solar é renovável e limpa, pois sua matéria-prima tem origem na natureza. Dessa forma, os recursos naturais podem ser usados de forma abundante sem afetar o meio ambiente.
Ao contrário de combustíveis fósseis, como o gás natural, o sistema não emite gases poluentes como, por exemplo, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono, que são prejudiciais à saúde e ao planeta.
Além da poluição, esses gases também são responsáveis pelo aquecimento global e comprometem o acesso das futuras gerações às fontes de energia.
Benefícios do sistema de energia solar
- Investimento com boa relação-custo benefício;
- Contribui para a economia de energia;
- É uma energia renovável infinita;
- Não há reajuste anual de tarifas;
- Possui baixa necessidade de manutenção;
- Ajuda a reduzir a poluição.